Ir para topo
Concelho de Pombal
Concelho de Pombal

Pombal é um concelho do Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 16000 habitantes.

 

É sede de um município com 626,36 km² de área e 56 300 habitantes (2001), subdividido em 17 freguesias: Abiul - Albergaria dos Doze - Almagreira - Carnide - Carriço - Guia - Ilha - Louriçal - Mata Mourisca - Meirinhas - Pelariga - Pombal - Redinha - São Simão de Litém - Santiago de Litém - Vermoil - Vila Cã. O município é limitado a norte pelos concelhos da Figueira da Foz e de Soure, a leste por Ansião e Alvaiázere, a sueste por Ourém, a sudoeste por Leiria e a oeste possui uma faixa de litoral no Oceano Atlântico.

Pombal encontra-se a cerca de 150 km das cidades de Lisboa e Porto, a 33 km de Coimbra, a 26 km de Leiria e a 30 km da Figueira da Foz. Pombal é terra de história, de lendas e de gente ilustre. Do grande Marquês de Pombal ao historiador e escritor João de Barros, entre tantos outros, (...) certo é que, no início do século XII, os Templários passaram pela região.

Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, concede foral a Pombal em 1174, renovado posteriormente no ano de 1176. Deve-se ao Marquês de Pombal, que aqui viveu entre 1777 e 1782, a ordenação da parte baixa da vila. Aconselhamos a visita ao castelo de Pombal, à igreja matriz de S. Martinho, à igreja N. Sr.ª do Cardal, à Ponte Romana da Redinha, à igreja do Cardal e à igreja do convento do Louriçal (séc. XVIII).

Pombal, cujo concelho integra 17 freguesias e é um dos 5 concelhos que constituem a sub - região "Pinhal Litoral".

Situa-se na Região Centro Litoral, numa posição de múltipla charneira: entre o Litoral e o Interior, entre o Norte e o Sul, entre Lisboa e Porto e entre Coimbra e Leiria. Os seus 640 Km2 de superfície estendem-se do Oceano Atlântico ao Rio Nabão.

(...)

Geomorfologicamente, caracteriza-se por altitude média baixa, atingindo o ponto mais alto na Serra do Sicó (marco geodésico), com 548 metros. A Zona Litoral é plana e a Zona Interior a leste é de serranias calcárias. (...)O clima é temperado marítimo, com fracas amplitudes térmicas. A temperatura média anual é de 16 graus centígrados, a humidade relativa é de 70% e a precipitação média de 83 milímetros.
                                                                                                                       Fonte:  concelhodepombal.com